A maior roda na história da empresa Blickle
Rodas com aba para trabalhos pesados na construção de túneis
O cliente
A Marti Technik AG da Áustria, uma subsidiária do Grupo Marti, que actua a nível mundial, desenvolve soluções personalizadas para projectos de construção exigentes, particularmente na construção de túneis e engenharia civil especial. A empresa é especializada nas seguintes áreas: Tecnologia de transporte, engenharia eléctrica, sistemas de infra-estruturas, cofragem e construção de máquinas especiais.
O desafio
A construção do túnel de base do Brenner é um marco nas infra-estruturas de transportes europeias. O subprojecto H53 Pfons-Brenner, com um comprimento total de cerca de 25 quilómetros, é a última e também a maior secção no território austríaco do projeto. A Marti Technik AG necessitou de rodas especiais para a construção de uma ponte maciça de betão invertido, que não só suportam um peso morto considerável, mas também oferecem uma elevada capacidade de carga e estabilidade a uma velocidade quase estática. Como é habitual na construção de túneis, as rodas têm de resistir a condições ambientais húmidas e a baixas temperaturas. A Marti Technik instala primeiro as rodas em chassis e depois transporta-as para o local de construção do túnel. Aí, os dois carros inferiores dianteiros de 2 eixos são carregados com 60 toneladas cada e os dois carros inferiores traseiros de 2 eixos com 75 toneladas cada.
A nossa solução
Para satisfazer os elevados requisitos, a Blickle trabalhou em estreita colaboração com a Marti Technik AG para desenvolver uma roda com aba para carril para trabalhos pesados com um diâmetro impressionante de 1.310 milímetros. Esta dimensão é também um novo marco na história da empresa Blickle e colocou desafios particulares para a produção. Os rodízios de alta resistência apresentam um piso de poliuretano Blickle Softhane e um centro de roda soldado em aço. O piso de poliuretano garante uma longa vida útil das rodas e reduz significativamente os custos de manutenção. As exigências do cliente em termos de resistência à corrosão e de elevada qualidade dos cordões de soldadura foram igualmente satisfeitas. Graças à elevada fiabilidade das rodas com aba para carril Blickle para trabalhos pesados, a Marti Technik conseguiu organizar a logística de construção de forma eficiente e cumprir o calendário do projeto. A Blickle estabeleceu novos padrões com esta solução e contribuiu para o progresso do projeto do túnel da base do Brenner. A colaboração bem sucedida com a Marti Technik abre caminho para futuros projectos com requisitos elevados e dimensões extraordinárias.